Nesta sexta-feira, dia 27 de julho, é comemorado o
Dia do Motociclista. Devido às facilidades de financiamento e redução do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI), a frota da categoria cresce a cada ano. E o número de
acidentes de trânsito continua elevado. Nos últimos 10 anos, a frota
pernambucana de motocicletas teve acréscimo de 291% segundo o Departamento
Estadual de Trânsito (Detran-PE). O número de veículos de duas rodas saltou de
202.927 em 2002 para 794.259 em 2012. Esse aumento impactou na frota
pernambucana como um todo. Ela cresceu 115% no mesmo período (de 1.007.613
veículos em 2002 para 2.170.524 em 2012).
Os dados relativos a óbitos provocados por
acidentes de transporte sofrem efeito do crescimento vertiginoso da frota de
motocicletas em Pernambuco, embora a taxa de mortalidade tenha sido reduzida
para 8,6%, em 2011, se comparada ao ano anterior. Em outras palavras, isso
significa que, mesmo com a redução, os números continuam alarmantes. Segundo a
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, de janeiro a dezembro de 2010,
ocorreram 2.010 óbitos por acidentes de transporte, representando uma taxa de
22,9 óbitos por 100 mil habitantes. Em 2011, no mesmo período, foi notificado
um total de 1.851 óbitos. Isso revela taxa de mortalidade de 20,9 óbitos por
100 mil habitantes.
A partir desses dados, mais do que nunca os
condutores de motocicleta devem praticar a pilotagem defensiva, ainda que a
maioria das vias seja encontrada em situação irregular. Por isso, o NE 10, com
a ajuda do Detran-Pe, apresenta 15 cuidados essenciais que o motociclista deve ter antes e
durante o trânsito. Em seguida, as principais situações de risco e, ainda,
cursos gratuitos de pilotagem e direção defensiva e mecânica básica para
mulheres que o órgão oferece mensalmente.
15 cuidados essenciais que o motociclista deve ter
antes e durante o trânsito
1. Praticar sempre a direção
defensiva a fim de evitar acidentes.
2. Ocupar o mesmo espaço de um automóvel na via, mantendo distância segura.
3. Nunca trafegar sobre calçadas ou canteiros centrais.
4. Sinalizar intenções usando as luzes indicadoras de direção.
5. Antes de efetuar manobras, olhar para os dois lados e pelos espelhos retrovisores.
6. Se a pista estiver molhada, lembrar que a distância e o tempo necessários para frear o veículo aumentam.
7. A videira do capacete deve ser mantida abaixada e trocada sempre que estiver arranhada.
8. Jamais conduzir crianças menores de sete anos na motocicleta.
9. Procurar usar roupas de couro ou tecidos resistentes, com mangas longas e justas, calças compridas, luvas e botas apropriadas.
10. Nunca consumir bebida alcoólica se for pilotar.
11. Manter os faróis regulados.
12. Não se esquecer de fazer manutenção do acelerador.
13. Utilizar buzina de maneira moderada e eficiente.
14. Retrovisores devem estar bem posicionados, para aperfeiçoar o campo de visão.
15. Os pneus devem estar sempre calibrados.
2. Ocupar o mesmo espaço de um automóvel na via, mantendo distância segura.
3. Nunca trafegar sobre calçadas ou canteiros centrais.
4. Sinalizar intenções usando as luzes indicadoras de direção.
5. Antes de efetuar manobras, olhar para os dois lados e pelos espelhos retrovisores.
6. Se a pista estiver molhada, lembrar que a distância e o tempo necessários para frear o veículo aumentam.
7. A videira do capacete deve ser mantida abaixada e trocada sempre que estiver arranhada.
8. Jamais conduzir crianças menores de sete anos na motocicleta.
9. Procurar usar roupas de couro ou tecidos resistentes, com mangas longas e justas, calças compridas, luvas e botas apropriadas.
10. Nunca consumir bebida alcoólica se for pilotar.
11. Manter os faróis regulados.
12. Não se esquecer de fazer manutenção do acelerador.
13. Utilizar buzina de maneira moderada e eficiente.
14. Retrovisores devem estar bem posicionados, para aperfeiçoar o campo de visão.
15. Os pneus devem estar sempre calibrados.
Fonte NE10
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