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domingo, 5 de janeiro de 2014

Educação: um paradoxo!

O Brasil passou por mais um vexame. O Pisa,  que faz a  avaliação internacional deeducação e analise pela Organização paraCooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A prova tri-anual, que avalia os conhecimentos de leitura, matemática e ciência de alunos de 15 a 16 anos,  mede e compara o desempenho de 65 países. Já o Brasil, que participa desde 2000, ficou em 58º lugar. Não registra avanço significativo a 13 anos. Em comparação ao Chile e México, perdemos em domínio das disciplinas e em equidade, ou seja, alunos pobres avançam menos que os ricos.Quase 70% desses
alunos do Brasil não dominam o mínimo de matemática. Na Coréia do Norte, apenas 9% são fracos. Na cidade de  Cambuci(RJ), campeão do país tem 59% de alunos com aprendizado adequado em português e matemática. Pelo visto, se observa que dos países citados acima, a Coréia do Norte,  que é socialista, tem melhor qualificação durante muitos anos. Podemos dizer que educação vai depender, e sempre das políticas sociais em qualquer país, ou seja, sempre dependerá de  investimentos dos seus governantes neste setor.

Breno dos Santos-Gravatá

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