Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Educação

 Prezado blogueiro.

Quando o assunto é educação eu me interesso. Hoje ouvi algumas considerações da Presidenta Dilma a respeito de educação, especialmente em relação a alfabetização.
As primeiras letras delineam o futuro do educando, daí o porque de se priorizar os alfabetizadores.
Considerando que a alfabetização é ponto de partida da aprendizagem, podemos comparar, em sua importância ao alicerce de um prédio. Se, o alicerce não é bem feito todo o prédio vem abaixo. Assim é a alfabatização, se ela não é bem feita o educando não consegue chegar a lugar nenhum.
Tenho  acompanhado os vestibulares e os concursos e tenho visto que o número de aprovados e diminuto em relação ao número de inscritos e a média conseguida também é muito baixa.
É necessário parar e verificar o que está acontecendo com o ensino, onde está a falha e procurar o melhor remédio.
Algumas reformas no ensino aconteceram ao longo do tempo em que fui professora na ativa.
A retirada do exame de admissão ao ginásio, uma espécie de vestibular que credenciava o aluno a cursar o primeiro ano ginasial. Uma vedadeira "peneira" que filtrava os conhecimentos adquiridos durante os cinco anos do ensino primário, aqui incluido o pré-primário (carta de abc e cartilha).
Nessa época o aluno chegava ao ginásio completamente alfabetizado, isto é, lendo e interpretando, sabendo exatamente o que o autor queria dizer.
Depois, veio a mudança no sistema de avaliação. O fato é que o objetivo da referida avaliação não foi bem assimilada e o que foi visto foi o aluno sem nenhuma condição, passa para a série seguinte.
Mais adiante, veio a avaliação por ano de permanência do aluno na escola. Sem recursos  didáticos e sem sua valorização o professor não tem como trabalhar e o fato é o que aparece por ai, aluno da escola pública impedido de concorrer em igualdade de condições com o aluno na rede particular.
Sou do tempo em que aluno da escola pública era privilegiado, pois todos confiavam nos seus conhecimentos porque a escola particular era a conhecida como PP, pagou passou.
Hoje, a escola particular avançou no processo, conseguiu se impor e oferece ensino de qualidade enquanto que a escola pública amarga uma decadência sem limites.
Como toda regra há excessões, conheço algumas escolas públicas de referência, mas não diz muita coisa. Todos os alunos da rede pública merecem o mesmo tratamento, todas as escolas públicas merecem o mesmo equipamento e todos os professores das escolas públicas merecem os mesmos incentivos.
Portanto, ou os governos tomam providências priorizando o ensino e trabalhando o conjunto educador x educando ou não se pode ver uma nação crescer em toda sua plenitude.
Todo e qualquer progresso passa pela educação e não há governante seriamente comprometido com o seu povo se não se preocupar com ela.
Cuidando da educação está também cuidando da saúde, porque povo educado é povo sadio.
Muito grata.
Nicéa Lima - Professora e Advogada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário