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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Educação: Teoria e Prática

“Ensinar o quê, para quem, para quê, e de que maneira?”(Luckesi) Graças a esse espaço aberto da redação do Diario de Pernambuco, a manifestação sobre a educação no Nordeste, vem ganhando destaque.
Em qualquer país onde as desigualdades sociais são expressivas, tal propósito se torna mais complexo. Os investimentos dos governos, em cada estado, sempre ficará sujeito a tal preceito filosófico acima.
O âmago da questão está em se encontrar um denominador comum onde o ensino básico seja comum e as especificações educacionais vai sempre depender das estruturas socioeconômicas das regiões. A estratégia de se direcionar os requisitos, por trás de um gabinete, nem sempre condiz com a realidade. Temos escolas de referencias e profissionalizantes onde os resultados são positivos, mas diferenciá-las pode ser interpretado como discriminação. Um processo de seleção para determinadas escolas, como já vem sendo feito, ainda é adequado e menos distorcido.

Breno dos Santos-Gravatá

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