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sábado, 18 de agosto de 2012

NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO PODERÁ SER INSPIRADO NO ENEM

Agência Brasil
Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC)planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grande áreas. A inspiração deverá vir do
próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue as provas, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.
O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes
curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o
currículo do ensino médio é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário
de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante,
mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”,
diz o secretário.

De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando
as diferentes disciplinas em grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação
de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do
conhecimento em vez do fracionamento que ocorre hoje”, explica.
Na próxima semana, o ministro Aloizio Mercadante se reúne com os secretários de Educação com o objetivo de
discutir os caminhos para articular a mudança. Uma providência já foi tomada para induzir essa modernização
dos currículos. Segundo Callegari, a próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a
obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que
distribui os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são
renovadas a cada três anos.
Para o secretário de Educação do Espírito Santo, Klinger Barbosa Alves, uma das explicações para os mal resultados
da etapa em diferentes indicadores, além do Ideb, está na própria estrutura organizacional do ensino médio que
se baseia na preparação para o vestibular e tem pouca atratividade para o projeto de vida do adolescente.

“A visão de que o ensino médio serve para formar pessoas para ingressar na universidade não se aplica à realidade
de muitos. Os jovens têm necessidades econômicas e sociais diferentes. Existe uma pressão para que parte dos jovens
ingresse no mercado de trabalho e aí o curso superior entra como uma segunda possibilidade” explica Alves, que é vice-
presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed)
O secretário do Espírito Santo, um dos estados em que a nota do Ideb caiu de 2009 para 2011, defende um modelo de
ensino médio que dialogue com as diferentes necessidades dos estudantes e inclua também a preparação para o mundo
do trabalho, já que para muitos o ingresso na universidade pode não estar na lista de prioridades.Para que a escola
possa abranger essa formação diversificada - que inclua a aprendizagem dos componentes curriculares, a articulação
com o mundo do trabalho e a formação cidadã –, Callegari defende que é indispensável a ampliação do número de horas
que o estudante permanece na escola, caminhando para o modelo de tempo integral.“Temos consciência de que os
conteúdos e as habilidades que os estudantes precisa desenvolver não cabem mais em um formato estreito de três ou
quatro horas de aula por dia. É assim [com ensino em tempo integral] que os países com um bom nível de qualidade de
ensino fazem “,diz.

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