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quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Coordenação do PSE Gravatá recebe visita dos Municípios: Bonito e Sairé

Na tarde desta quarta-feira 15/08 a coordenação do PSE de Gravatá, na pessoa da coordenadora Viviany Cavalcante e equipe recebeu as vistas de Cristiane Santiago (Secretária de Saúde de Sairé), Maria de Lourdes (coordenadora de atenção básica da mesma), Fabiana Martins (educadora física) e Ana Cláudia Soares (Psicóloga) as duas últimas da cidade de Bonito.
O intuito da visita foi conhecer como funciona o programa em Gravatá, já que a  mesma é referência na região, para a implantação do mesmo nas respectivas cidades.
A equipe do PSE em Gravatá é composta por:
Viviany Cavalcante – Coordenadora
Sivaldo Lopes – Enfermeiro
Lucivaldo Julião – Tec. em enfermagem e administrativo
Daniele Bezerra, Girlayne Maria e José Wílson – Arte Educadores.

Para conhecer mais o programa:
AS DIRETRIZES DO PROGRAMA SAÚDE
NA ESCOLA (PSE)
I.  Tratar a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para
a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
II.  Permitir a progressiva ampliação intersetorial das ações executadas pelos sis-temas de saúde e de educação com vistas à atenção integral à saúde de crian-ças e adolescentes;
III.  Promover a articulação de saberes, a participação dos educandos, pais, co-munidade escolar e sociedade em geral na construção e    controle social das
políticas públicas da saúde e educação;
IV.  Promover a saúde e a cultura da paz, favorecendo a prevenção de agravos à
saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de
educação;
V.  Articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de
educação pública de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações
relativas aos educandos e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços,
equipamentos e recursos disponíveis;
VI.  Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que pos-sam comprometer o pleno desenvolvimento escolar;
VII.  Promover a comunicação, encaminhamento e resolutividade entre escolas e
unidades de saúde, assegurando as ações de atenção e cuidado sobre as
condições de saúde dos estudantes;
VIII.  Atuar, efetivamente, na reorientação dos serviços de saúde para além de suas
responsabilidades técnicas no atendimento clínico, para oferecer uma atenção
básica e integral aos educandos e à comunidade

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