Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Meningite bacteriana pode ter causado duas mortes no Recife em uma semana

  Recife pode ter tido a segunda morte por meningite bacteriana em menos de uma semana. Um homem faleceu nesse domingo (17) no Hospital Esperança, na área central, com infecção sistêmica. A suspeita é que a causa seja a bactéria Meningo Coccenia, da meningite.

Segundo o hospital, a vítima, Eduardo Barbosa Rodrigues, 36 anos, deu entrada na emergência no sábado (16), à noite. Os sintomas eram febre, dores e manchas no corpo. Depois de ser submetido a exames, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde morreu por volta das 13h30. De acordo com informações não oficiais, Eduardo foi sepultado nesta segunda-feira (18).

Leia mais:
Na tarde da última quinta-feira (14) foi notificado um caso de morte pela doença. A jovem Maria Luísa Valença, 16 anos, foi internada na última terça-feira (12) no hospital Santa Joana, entrou em coma e faleceu. A menina é filha do prefeito da cidade de Gravatá, Ozano Brito, e morava no Recife.
CUIDADOS - A meningite é uma doença que pode ser causada por vírus ou por bactérias. As virais são as mais simples, possuem sintomas semelhantes a gripes e, no geral, não necessitam de internação. A bacteriana é altamente contagiosa e grave. Por isso, deve ser tratada imediatamente.
De acordo com a médica Analira Pimentel, os sintomas, no geral, são fortes dores de cabeça que não passam com analgésicos, febre e vômito. "Ao manifestar esses sintomas, o paciente deve se dirigir logo ao hospital para evitar que a bactéria se reproduza e assim a doença possa ser combatida com os antibióticos".

A doença é transmitida através de contato íntimo - como beijo, compartilhamento de copos e divisão do mesmo espaço físico pequeno por mais de uma hora.
A automedicação é muito perigosa e não deve ser feita já que existe um tipo de medicamento específico para os diferentes tipos de meningite que geralmente são causadas por meningococos, pneumococos ou hemófilos. Para confirmar o diagnóstico, é feito o exame líquor, onde é retirado um pouco de líquido da medula espinhal.
Fonte NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário