Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Novo bloco do Senado indica Collor para compor CPI do Cachoeira




O bloco União e Força, recém-formado no Senado por PTB, PR e PSC, indicou nesta sexta-feira (13) os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Vicentinho Alves (PR-TO) para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e o setor privado.

A definição dos nomes foi anunciada pelo líder do bloco, senador Gim Argello (PTB-DF). Pelo regimento interno, senadores do bloco, constituído na semana passada, ocuparão duas das 30 vagas (15 para senadores e 15 para deputados, com igual número de suplentes).

"Os nomes serão apresentados na terça-feira (17), depois que o presidente Sarney [JOSÉ SARNEY]receber o requerimento de criação da CPI", afirmou Argello.

O requerimento que pede a criação da CPI deve ser protocolado na Mesa do Congresso na próxima terça-feira (17). Só depois, quando a CPI for instalada, todos os nomes indicados pelos blocos e partidos serão oficializados.

Líderes da Câmara e do Senado buscam, desde a última quinta (12), assinaturas necessárias para apresentar o pedido de criação. É necessário apoio de 27 senadores e 171 deputados federais. Os cargos mais cobiçados pelos partidos são os da presidência e da relatoria, que conduzem as investigações.

Segundo a Secretaria da Mesa, entre os 15 integrantes do Senado, o Bloco da Maioria (PMDB) terá direito a cinco indicações. Outras cinco vagas seriam do Bloco do Governo (formado por PT, PDT, PSB, PC do B e PRB).

Três vagas ficariam com o Bloco da Minoria (PSDB e DEM) e outras duas vagas com o Bloco União e Força (PTB, PR e PSC). Uma vaga extra poderá ser criada, segundo Secretaria-Geral, para acomodar partidos que não são representados por blocos.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL,) já adiantou que o partido irá indicar os cinco membros a que tem direito na composição da CPI. "Somos 21 senadores [DO PMDB]. Se nós tivermos 15 membros, o PMDB indicará cinco membros no Senado", afirmou.
Do G1, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário